2. Convecção Térmica
A 2ª forma com que o calor é transmitido, é através da chamada convecção térmica.
Sabe-se que um fluido (líquido, vapor ou gás) ao ser aquecido, sua densidade diminui, porque passa a possuir menos moléculas por unidade de volume devido ao aumento da agitação térmica.
A densidade do fluido está relacionado ao seu peso. Quanto menor a densidade, menor o seu peso, e vice-versa.
Dessa forma, quando aquecemos um fluido (aumentamos a sua temperatura) sua densidade diminui, ficando mais leve, o que faz com que essa porção suba, levando para cima energia térmica (calor). Por sua vez, o fluido que tem temperatura menor desce, porque tem maior densidade, e consequentemente maior peso.
Considere uma certa quantidade de água em uma panela sendo aquecida.
A porção de água em contato com o fundo da panela se aquece, fica mais leve e sobe, lenvando energia térmica para cima (calor). A porção de água que está em cima, com menor temperatura (e maior peso) desce, é aquecida no fundo da panela, e sobe. As correntes de água que sobem (levando calor) e descem são chamadas de correntes de convecção.
O nosso planeta tem um manto liquefeito (rochas derretidas) que fica entre o núcleo superaquecido e a crosta terrestre (sólida). O manto se aquece em contato com o núcleo, e sobe; ao entrar em contato com a crosta se esfria, e volta a descer, formando correntes de convecção.
As correntes de convecção do manto "empurram" a crosta terrestre em diferentes direções, fragmentando-a em grandes placas (placas tectônicas).
As correntes de convecção provocam também o lento movimento dessas placas (em milhares, milhões de anos), fazendo com que algumas se afastem, outras venham se chocar, ou mesmo deslizem uma em relação a outra.
Como os continentes encontram-se sobre essas placas, esse processo contínuo muda as posições e formas dos mesmos com o passar do tempo, conhecido como deriva continental.
Em linhas onde as placas tectônicas se chocam, e uma é forçada para baixo da outra, formam-se vulcões e grandes cordilheiras, resultado das "dobras" provocadas na placa de cima devido ao atrito entre elas.
Esse atrito também faz acumular grandes tensões nas rochas (sólidas) entre as placas. Quando elas não suportam mais as tensões, acontece uma violenta ruptura, gerando os terremotos.
Os terremotos são ondas mecânicas (ondas sísmicas) provocadas pela ruptura das rochas entre as placas tectônicas. O ponto de ruptura das rochas é chamado de foco (ou hipocentro). O ponto sobre a superfície e acima do foco é chamado de epicentro.
3